Ocorrência de Vibrio spp potencialmente patogênicos em moluscos bivalves comestíveis comercializados nos anos 2000 a 2002 nos municípios da área de influência da Baía de Todos os Santos e Valença, Bahia - Brasil
Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Introduçäo. Víbrios estäo associados a diarréia em humanos após o consumo de água ou moluscos bivalves contaminados. Objetivos. Pesquisar a ocorrência de Vibrio ssp em moluscos bivalves comestíveis comercializados entre 2000 e 2002 nos municípios da área de influência da Baía de Todos os Santos e Valença. Materiais e Métodos. 122 amostras (107 de moluscos bivalves; 15 de zooplâncton) foram analisadas por métodos microbiológicos e moleculares (PCR; ERIC-PCR). Rsultados. 1077 cepas foram identificadas sendo 17 cepas Vibrio cholerae näo-O1 näo O139; 216 cepas Vibrio parahaemolyticus; 64 cepas Vibrio alginolyticus; 24 cepas Vibrio fluvialis e 14 cepas Vibrio vulnificus. As cepas de V. cholerae apresentam os cassetes de virulência incompletos, especialmente pela ausência dos genes ctxA E tcpA. Os dendrogramas de similaridade genética intraespecífica mostraram que há diversidade genética entre as espécies e cepas bacterianas isoladas. Conclusäo. Há risco de se contrair gastroenterite tanto pelo consumo de moluscos bivalves crus, mal cuzidos ou preparados em más condiçöes de higiene, adquiridos nos municípios da área de influência da Baía de Todos os Santos e Valença. As cepas implicadas em surtos de gastroenterites podem ser identificadas com futura contruçäo de banco de dados para uso em Vigilância Epidemiológica de gastroenterites, a partir dos perfis genotípicos obtidos via ERIC-PCR.