Traumatismo crânio-encefálico: uma experiência familiar

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Escola de Enfermagem to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Este estudo teve como objetivo compreender e descrever a experiência vivenciada pelos familiares de pessoas que sofreram TCE causado por acidentes de transporte. Para compreender a experiência das famílias optou-se pela realizaçäo de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e como referencial metodológico o Interacionismo interpretativo. Foram realizadas entrevistas com treze familiares para a obtençäo de narrativas biográficas.

A análise das narrativas permitiu a identificaçäo de unidades experienciais integradas nos temas:

sob a sombra do perigo, a concretizaçäo do perigo, a entrada no problema, a busca de soluçöes para liberdade e um novo começo. A descriçäo do tema possibilitou a compreensäo da experiência da família no enfrentamento do trauma, de que fora acometido o seu ente querido, a partir das epifanias reveladas: o impacto pelo recebimento da notícia, a permanência no hospital e a volta sofrida para casa

More related