Ser idoso e ter qualidade de vida: as representaçöes de idosos residentes em cidades do sul de Minas Gerais

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Escola de Enfermagem to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Trata-se de um estudo qualitativo, que teve como objetivos identificar as representaçöes de idosos sobre os significados de "ser uma pessoa idosa" e as suas representaçöes sobre a expressäo "qualidade de vida". Foram entrevistados 50 idosos de ambos os sexos, residentes em três cidades sul mineiras. Itajubá, Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista semi-estruturada, gravada e transcrita literalmente. As diretrizes metodológicas do Discurso do Sujeito Coletivo foram utilizadas para a seleçäo das idéias centrais e das expressöes-chaves correspondentes, a partir das quais foram extraídos os discursos dos idosos. Identificaram-se as seguintes representaçöes sobre o evento "ser pessoa idosa": pessoa com capacidade e inabilidade funcional; com bastante idade mas com saúde e disposiçäo para trabalhar; com muita experiência de vida; que já viveu muitos anos e cumpriu os seus objetivos de vida.

As representaçöes dos idosos sobre o conceito de qualidade de vida se estruturaram nas seguintes dimensöes:

saúde física; independência física; autonomia; psicológica; social; econômica; família; religiosidade e transcendência; meio ambiente e cidadania. Confirma-se neste estudo o caráter multidimensional e multideterminado dos fenômenos estudados, referenciados a diversos aspectos objetivos e subjetivos da vida humana

More related