Estudo da competência vetora de populaçöes de Aedes (Stegomyia) albopictus (Skuse) (Diptera: Culicidae) do Estado de Säo Paulo para os vírus dengue e encefalomielite equina venezuelana e do efeito da exposiçäo à infecçäo na longevidade
Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Avaliar a competência vetora de populaçöes de Ae. albopictus do Vale do Paraíba (localidade urbana) e do Vale do Ribeira (localidade rural)(Estado de Säo Paulo) para o vírus DENV-1 e DENV-2 e os subtipos IC, ID e IF VEEV, e a influência da sobrevivência dos mosquitos. Fêmeas com 4-6 dias de idade foram infectadas por via oral com DENV-1 E DENV-2 e com os subtipos IC, ID E IF do VEEV. Foram determinadas as porcentagens de infecçäo, disseminaçäo e transmissäo dos vírus. Foram construídas tabelas de sobrevida em mosquitos näo expostos e expostos a vírus. As taxas de infecçäo para DENV-1 e DENV-2 foram baixas nas duas populaçöes de Ae. albopictus. Näo foi detectada transmissäo desses vírus, mas sim a disseminaçäo deles. A longevidade dos mosquitos näo foi afetada pela exposiçäo à infecçäo ao DENV. As taxas de infecçäo foram elevadas para os subtipos IC e ID do VEEV, mas baixas para o subtipo IF. Porém os títulos de infecçäo nos três casos foram elevados. Foi detectada a transmissäo dos subtipos IC e ID. A longevidade dos mosquitos diminuiu em decorrência da exposiçäo à infecçäo com o subtipo IC. As populaçöes de Ae. albopictus avaliadas säo susceptíveis à infecçäo pelo DENV e competentes para transmitir os subtipos enzoóticos e epizoóticos do VEEV. Outros estudos com o subtipo IF devem ser realizados. A longevidade foi afetada pela infecçäo com o subtipo IC do VEEV.