Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivo:
Analisar a prática de utilizaçäo da Classificaçäo Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - CIF, da Organizaçäo Mundial da Saúde, identificando e classificando o estado funcional, as estruturas do corpo afetadas, as limitaçöes que envolvem a vida diária das pessoas portadoras de deficiências do aparelho locomotor. Métodos:
Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, descritivo-analítico. A amostra foi constituída por 40 pacientes em fase final de reabilitaçäo de seqüelas de doenças crônicas e de lesöes por causas externas em um hospital público. Foram analisadas as variáveis sexo, idade, escolaridade, ocupaçäo, diagnósticos codificados pela Classificaçäo Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados à Saúde- CID-10, funçöes e estruturas do corpo, participaçäo e fatores ambientais codificados pela CIF. Resultados:
A maioria dos entrevistados apresentou seqüelas de agressöes por arma de fogo e de acidentes de trânsito (67,5 por cento). A estrutura afetada foi principalmente a medula espinhal torácica (47,5 por cento). As principais deficiências foram relacionadas às funçöes de continência urinária, continência fecal, de força e de tônus musculares. Conclusöes:
A CIF significa um avanço em direçäo às propostas de entender as necessidades e as condiçöes específicas em que as pessoas com alguma deficiência nas funçöes do corpo estäo inseridas no ambiente, em seus aspectos naturais, tecnológicos e sociais. Constitui-se em ferramenta que permite fazer uma avaliaçäo multidimensional da funcionalidade dos pacientes com deficiências físicas e/ou mentais. Embora seja de bastante utilidade na classificaçäo sistemática dos diagnósticos dos pacientes, é de difícil aplicaçäo e seu uso está restrito a comunidades com alto grau de desenvolvimento político e institucional.