Levantamento da fauna Culicidade (Diptera) utilizando armadilha luminosa CDC. CO2, no Parque Estadual da Serra da Cantareira, Estado de Säo Paulo, Brasil

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:

O presente estudo foi realizado no Parque Estadual da Serra da Cantareira que é reserva de floresta tropical situada em área urbana. Foram realizadas coletas periódicas utilizando armadilhas luminosas tipo CDC-CO2, entre 16:00 e 21:00 horas, de fevereiro de 2001 a janeiro de 2002, nos Núcleos Pedra Grande e Engordador. As armadilhas foram dispostas nos ambientes da mata copa, mata solo, ecótono copa, ecótono solo e peridomicílio. Os objetivos foram comparar a fauna de Culicidade presente nos diversos ambientes caracterizando-a quanto ao número de espécies e de indivíduos. Nesse sentido, objetivou-se estimar a diversidade, a riqueza, a heterogeneidade e a similaridade da fauna, determinando as espécies dominantes e as relaçöes entre dominância específica e fatores climáticos. As análises foram feitas utilizando o Indice de Diversidade de Margalef e Indice de Menhinick. Para similaridade foi utilizado o Indice de Sorensen e, para indicaçäo do ambiente com maior dominância de espécies, o Indice de Shannon. A relaçäo entre dominância específica e fatores climáticos foi estimada através da correlaçäo de Spearman. O estudo da fauna de Culicidae presente em fragmentos de mata é importante porque múltiplos parasitas veiculados por esses insetos, apresentam ciclos enzoóticos de transmissäo. A potencialidade que algumas espécies de mosquito apresentam para se adaptarem ao ambiente antrópico, torna ainda mais relevante os estudos de fauna.

More related