Estudo comparativo dos aspectos reprodutivos de duas populaçöes de Biomphalaria tenagophila (Orbigny 1835) de áreas com e sem transmissäo de esquitossomose no Estado de Säo Paulo

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Biomphalaria tenagophila (Orbigny 1835) é uma espécie de caramujo reconhecida como a principal hospedeira intermediária da esquistossomose no Estado de Säo Pauo. As espécies de Biomphalaria säo hermafroditas com possibilidades reprodutivas para autofecundaçäo e fecundaçäo cruzada. Estudos laboratoriais säo importantes para avaliar o comportamento reprodutivo entre populaçöes e espécies e obter informaçöes quantitativas. O objetivo deste estudo é comparar variaçöes, quanto a espécies reprodutivos, de duas populaçöes de B. tenagophila que vivem em ambientes cujo contexto eco-epidemiológico é distinto. Foram estudadas em laboratório duas geraçöes, P e F1, das populaçöes de caramujos de Sorocaba (município sem ocorrência de transmissäo) e Tremembé (município com ocorrência de transmissäo) com o mesmo delineamento experimental. Inicialmente, ao atingirem a maturidade sexual, os animais foram medidos com paquímetro e, na seqüência parte dos caramujos foi acasalada, reproduzindo-se por fecundaçäo cruzada, e outra parte foi mantida isolada, reproduzindo-se por autofecundaçäo.

As variáveis coletadas que permitiram estimar a fecundidade e a fertilidade foram:

desovas, ovos viáveis, ovos inviáveis, ovos eclodidos. As populaçöes das geraçöes P e F1 foram observadas durante 11 e 12 semanas, respectivamente. Os resultados mostraram que a fecundaçäo cruzada foi favorecida nas duas geraçöes de B. tenagophila de Sorocaba pela maioria das variáveis reprodutivas com médias significativamente maiores em relaçäo à autofecundaçäo, enquanto a populaçäo de B. tenagophila de Tremembé, nas duas geraçöes, näo apresentou diferenças significativas entre autofecundaçäo e fecundaçäo cruzada para as variáveis ovos inviáveis, ovos eclodidos, fertilidade e fecundidade. A média do diâmetro da concha na maturidade sexual apresentou-se signficativamente menor na populaçäo de Tremembé F1 em relaçäo aos demais grupos. Foi encontrada em ambas as populaçöes associaçäo linear entre o diâmetro da concha e a variável fecundidade. Os dados comparativos permitiram identificar as diferenças entre as duas populaçöes, que provavelmente estäo relacionadas à história natural de cada populaçäo.

More related