Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
Analisar as tendências da incidência, mortalidade e prevalência da Aids no Município de Säo Paulo, em adolescentes e adultos, no período de 1985 a 2000 segundo sexo, grupos etários e categorias de exposiçäo. Material e método:
Foram utilizados os dados da Vigilância Epidemiológica do Programa Estadual DST/AIDS de Säo Paulo. A análise das tendências de 42.422 casos novos de Aids, com 25.680 óbitos, foi feita pelo método de regressäo polinomial. Resultados:
Houve tendência crescente dos casos novos de Aids até 1997 e tendência do número estuimado de pessoas vivendo com Aids apresentou aumento constante em todo período. Os modelos de melhor ajuste foram os de segunda ordem (LnY= B1X + B2X2), exceto para a estimativa do número de pessoas vivendo com Aids, cujo modelo foi linear (LnY=Bo + B1X). Conclusöes:
O número de casos novos na categoria de exposiçäo heteressexual apresentou tendência crescente e mais elevada, que as demais categorias, desde 1994, com queda a partir de 1998. A tendência de novos casos em mulheres heterossexuais, a partir de 1995, superou a de homens heterossexuais e das mulheres na epidemia de Aids. Houve uma clara tendência de queda da mortalidade após a introduçäo da política de acesso universal ao tratamento com anti-retrovirais no Município de Säo Paulo.