Desempenho global da Fundação Oswaldo Cruz: um instrumento de auto-avaliação

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Química to obtain the academic title of Mestre. Leader: Antunes, Adelaide Maria de Souza

As mudanças no cenário internacional, avanços dos meios de informação e inovação tecnológica colocam as instituições públicas de ciência e tecnologia frente a grandes desafios. Estas precisarão reavaliar as suas estruturas organizacionais e de gestão e, redirecioná-las e adequá-las a esta realidade, o que implica alcançar um novo patamar de desempenho das pessoas, das atividades e dos serviços e produtos.

Entre os mecanismos mais usados para avaliar a gestão estão os modelos de excelência propagados pelos diversos prêmios existentes:

"Malcolm Baldrige Nacional Quality Award" - EUA; "Deming Prize"- Japão; "European Quality Award" - Europa; Prêmio Nacional da Qualidade - Brasil. O Programa da Qualidade no Serviço Público - PQSP criado em 1995 e o Prêmio de Qualidade do Governo Federal - PQGF instituído em 1988 são um instrumento de mudança da cultura administrativa patrimonialista e burocrática para uma administração gerencial, que adota um modelo de gestão pública focado em resultados e orientado para o cidadão. O propósito desta pesquisa é desenvolver um instrumento fundamentado no modelo prescrito pelo PQGF que permita a auto- avaliação da gestão de uma instituição pesquisa, tomando como bae a centenária Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz. Após a confirmação da confiabilidade e da validade do instrumento foi feita a avaliação institucional. Esta pesquisa não avalia as práticas gerenciais da Fiocruz identificando os seus pontos fortes e as oportunidades de melhoria, mas também cita as barreiras para implementação do Modelo de Excelência do PQGF e sugere diversas recomendações para novos estudos.

More related