Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Ciências da Saúde.Departamento de Nutriçäo to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Realizou-se um ensaio clínico, aleatório, cego do ponto de vista laboratorial, utilizando sulfato ferroso em três esquemas de tratamento de anemia em 150 gestantes no ambulatório de pré-natal do Instituto Materno Infantil de Pernambuco, com o objetivo de se testar a efetividade dos diferentes tratamentos.
As gestantes foram distribuídas em três grupos:
1) 60mg de Fe elementar, 1 vez por semana; 2) 60mg de Fe elementar, duas vezes por semana; 3) 60mg de Fe elementar, 1 vez ao dia, sendo este último esquema utilizado como grupo controle. Antes da intervençäo, os grupos eram homogêneos e apresentaram, respectivamente, médias nas concentraçöes de hemoglobina de 10,2 (+/- 0,5)g/dl; 10,2(+/-) 0,6)g/dl; e 10,1(+/- 0,6)g/dl; médias de volume corpuscular médio (VCM) de 88,5 (+/- 5,0)fl; 87,6(+/-_ 5,9)fl; e 88,7(+/- 5,1)fl; e medianas de ferritina de 30,2 ng/ml; 37,1ng/ml; e 52,9ng/ml. O esquema ödiárioö apresentou elevaçäo na média da concentraçäo de hemoglobina no final da intervençäo de 0,9g/dl, sem diferir estatisticamente do esquema ôduas vezes por semanaö, cuja elevaçäo foi 0,5g/dl. O esquema ôsemanalö näo apresentou elevaçäo significativa na concentraçäo média da hemoglobina. A média de VCM também apresentou elevaçäo significativa com o tratamento ôdiárioö, näo se modificando com a administraçäo ôduas vezes por semanaö e diminuindo significativamente com o tratamento ôsemanalö. Quanto à ferritina sérica, observaram-se medianas significativamente menores ao final dos três tratamentos. Efeitos colaterais indesejáveis atribuídos ao uso do ferro foram progressivamente mais prevalentes, enquanto a taxa de adesäo diminuiu à medida que se aumentou a freqüência de uso da medicaçäo. Observou-se fraca influência do peso do recém-nascido na variaçäo da concentraçäo da hemoglobina materna final (R-sq ajustado = 2,2 ; p = 0,046). Concluiu-se que o tratamento ôdiárioö foi o mais efetivo, recomendando-se a possibilidade de substituí-lo por ôduas vezes por semanaö em caso de dificuldade de adesäo ao tratamento diário