Avaliaçäo do estado nutricional de operadores de telemarketing submetidos a três turnos fixos de trabalho

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo. Realizou-se avaliaçäo do estado nutricional e do consumo alimentar em operadores de telemarketing submetidos a 3 turnos fixos. Métodos. A amostra foi composta por 218 trabalhadores de duas centrais de atendimento telefônico, uma vinculada a planos de saúde e outra a uma empresa aérea. Para avaliaçäo antropométrica, foram obtidas as seguintes medidas: peso, estatura e circunferência da cintura (CC).

Um questionário para autopreenchimento foi utilizado com os seguintes itens:

identificaçäo, hábitos de etilismo e tabagismo, freqüência de consumo alimentar (QFA) de alimentos estimulantes do sistema nervoso central e de lanches. Entrevistas foram realizadas para obtençäo de 3 inquéritos recordatórios de 24 horas. O cálculo do valor nutricional da dieta foi realizado com o auxílio do programa Virtual Nutri.

Os testes estatísticos utilizados foram:

ANOVA, Kruss-Wallis, teste exato de Fisher e qui-quadrado de Pearson. Resultados.

Os operadores eram:

74,2 por cento do gênero feminino, 44 por cento tinham curso superior incompleto e com média de idade igual 28,9 anos (desvio padräo=7,6 anos). Do total, 45,0 por cento referiram aumentar de peso após começar a trabalhar como operador e 28,9 por cento alteraram o consumo alimentar devido à ansiedade no trabalho. A obesidade atingiu 9,3 por cento. A CC identificou 14,4 por cento dos operadores com aumento do risco para doenças crônicas associadas à obesidade e com risco muito aumentado em 11,6 por cento dos casos. Baseando-se nas recomendaçöes FAO/OMS (2003), os percentis de lipídios estavam acima e para carboidratos, fibras e lipídios insaturados, abaixo do prescrito. Em homens verificou-se consumo elevado de colesterol e do percentil de proteínas em relaçäo ao recomendado pela FAO/OMS (2003). O QFA identificou maior consumo diário de café e café com leite em relaçäo à substâncias estimulantes.

Os lanches mais ingeridos diariamente foram:

bebidas lácteas e sucos de frutas prontos para beber. O turno noturno apresentou diferenças significantes em relaçäo à faixa etária, gênero, possuir outro emprego, fumo, IMC em mulheres e consumo de café, refrigerante à base de cola, refrigerantes, chicletes/balas dietéticas, suco de frutas pronto para beber e salgadinhos/biscoitos. Conclusöes. Sugerem-se evidências da ausência de dietas balanceadas e elevados índices do IMC e da obesidade abdominal em operadores de telemarketing, especialmente em homens do turno noturno.

More related