Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
O risco de uma gravidez em cardiopatas é alto e requer atençäo multidisciplinar. Endocardite Infecciosa (EI) é uma morbidade rara que, durante o ciclo gravídico-puerperal, eleva a taxa de mortalidade do binômio gestante/concepto. A presença da bacteremia bucal pode ocasionar a manifestaçäo de EI por Streptococcus viridans. Assim, para as cardiopatas com risco de Endocardite Infecciosa, a manutençäo da saúde bucal adquire elevado grau de importância. Dessa maneira, o objetivo foi avaliar as condiçöes bucais, de gestantes cardiopatas, e conhecer fatores sociais que poderiam estar contribuindo para a ocorrência dos agravos bucais. Material e métodos:
A populaçäo constituiu-se de 81 gestantes cardiopatas em acompanhamento no IDPC (Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia). Por meio do índice CPO-D verificou-se a freqüência de ocorrência de cárie dental. A situaçäo peridontal foi estimada utilizando-se o índice CPI. A presença de placa bacteriana foi mensurada segundo o Indice de Placa de O'Leary. O inquérito, por sua vez, caracterizou a situaçäo sócio-econômica e cuidados individuais relacionados à higiene bucal assim como a importância auto-referida à saúde bucal. Resultados:
A análise revelou que o valor médio do índice CPO-D foi de 14,54 para n = 81 gestantes com idade média de 26,48 anos e desvio-padräo de 6,51 anos. A análise do índice CPI, em relaçäo ao maior grau de severidade da doença, indicou que 75 gestantes necessitavam de algum tipo de cuidado periodontal. Conclusöes:
A situaçäo bucal encontrada demonstra que a condiçäo dental é desfavorável enquanto a condiçäo periodontal apresenta problemas, que na maioria dos casos podem ser resolvidos com atençäo de baixa complexidade como instruçäo em higiene bucal e remoçäo mecânica de placa bacteriana e cálculo dental. Dado o baixo conhecimento sobre a importância da saúde bucal, em relaçäo à cardiopatia evidencia-se que deve haver maior inter-relaçäo entre a equipe de saúde bucal e a equipe multidisciplinar para disseminaçäo das informaçöes.