Regionalizaçäo da assistência à saúde: análise de demanda ao Serviço de Urgência/Emergência de um hospital universitário
Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática em Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivos. Identificaçäo de barreiras ao processo de reginalizaçäo das açöes e serviços de saúde na DIR XI, tendo como referência a atençäo em urgência/emergência prestada pelo hospital universitário situado nessa regional. Método. A partir de análise quantitativa da demanda ao Serviço de Urgência/Emergência do hospital universitário, mediante dados coletados em entrevistas com 410 doentes que procuraram esse serviço e questionários aplicados aos médicos que os atenderam, procedeu-se as entrevistas com gestor regional, gestores municipais, médicos da Central de Regulaçäo Médica e Chefia do Serviço de Urgência/Emergência do hospital universitário. Esses depoimentos foram analisados utilizando-se a estratégia metológica do Discurso do Sujeito Coletiva. Resultados. No Serviço de Urgência/Emergência apurou-se elevado percentual de doentes com alto grau de dependência do Sistema Unico de Saúde, cujos problemas poderiam ser equacionados em Unidades Básicas de Saúde e/ou Hospitais Secundários. Foram identificadas deficiências da atençäo básica e distorçöes nos sistemas de saúde regional e locais, provocando um movimento de demanda em direçäo inversa à hierarquizaçäo dos níveis de atençäo. Gestores manifestaram preocupaçäo em assegurar o acesso universal aos diversos níveis de assistência à saúde, apontaram necessidades de alteraçöes na sistemática de atendimento das Unidades Básicas e revelaram interesse por mudanças na filosofia da atençäo à saúde, identificando o modelo de promoçäo da saúde como mais satisfatório para a populaçäo. Conclusäo. Devem ser potencializados os esforços para a organizaçäo dos sistemas locais e regional, mediante articulaçäo entre todos os atores envolvidos, para o desenvolvimento de um sistema integrado que objetive a produçäo social da saúde.