Entre o corpo e a alma: as interrelaçöes do campo sanitário com o campo religioso

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:

A presente investigaçäo objetivou estudar as relaçöes que se estabelecem entre Aids e religiäo a partir dos campos sanitário e religioso. Buscou discutir a presença do fator religioso na vivência de portadores do HIV, entendendo esta presença dentro do contexto da relaçäo que historicamente tem se estabelecido entre saúde e religiäo, fortemente evidenciada nas últimas décadas, principalmente com a atuaçäo das igrejas ou ramos pentecostais.

Foi escolhida a metodologia de corte qualitativo e para a construçäo e análise dos discursos dos sujeitos envolvidos:

portadores do HIV freqüentadores de igrejas pentecostais, profissionais de saúde que atendem portadores do HIV e religiosos pentecostais, utilizamos as figuras metodológicas que compöem a proposta do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Na análise dos discursos fica evidente a busca da religiäo após o conhecimento do diagnóstico de HIV, onde a doença é ressignificada à luz do discurso religioso; discute-se a funçäo que a religiäo tem exercido nestas situaçöes, tanto no sentido do conforto e proteçäo ao indivíduo quanto à promessa de cura para este e outros males, ocupando um espaço de "terapia religiosa". Conclui-se pela identificaçäo de uma relaçäo marcada pela harmonia e pelo conflito entre Aids e religiäo, porém näo se acredita, e portanto näo se propöe, a superaçäo deste conflito, mas a necessidade de aprofundar o conhecimento desta relaçäo que é efetiva, visando uma convivência pautada pelo respeito às diferentes posturas próprias de uma sociedade pluralista.

More related