Percepçäo sobre saúde bucal e atendimento odontológico, por gestantes em programas de assistência pré-natal, no município de Santo André - SP

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

As gestantes constituem um grupo populacional que merece atençäo por sua condiçäo fisiológica e seu potencial de direcionar o comportamento de seu filho para hábitos saudáveis. Elas representam um grande desafio para a saúde pública, pois säo alvo de crenças, muitas vezes sem fundamento científico, sobre sua própria saúde e a da criança. A presente pesquisa tem como proposta resgatar as representaçöes sociais das gestantes sobre a näo procura por atendimento odontológico e a percepçäo destas sobre a relaçäo dos problemas bucais com a gestaçäo, através de uma abordagem qualitativa, pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Assim, 23 mulheres, entre o segundo e o nono mês de gestaçäo, na faixa etária de 14 a 40 anos, em assistência pré-natal no serviço público de saúde no município de Santo André - S.P. e relatando algum tipo de problema bucal, foram entrevistadas. Foram visitados 13 postos de saúde que ofereciam assistências pré-natal e odontológica.

A análise dos depoimentos indicou 6 motivos distintos para as gestantes näo procurarem atendimento odontológico:

1) quando se está grávida näo pode ir no dentista porque pode fazer mal; 2) elas näo conseguiram vaga no posto de saúde, e quando conseguiram näo foram atendidas por estarem grávidas; 3) elas näo têm condiçöes financeiras de fazer tratamento odontológico particular; 4) elas näo sentiram que tinham problema na boca; 5) por descuido, por acharem que näo tinha problema näo cuidar; 6) por falta de tempo. Sobre a relaçäo dos problemas bucais com a gestaçäo, o grupo indicou três formas de pensar sobre o tema: 1) a gestaçäo näo causa problemas na boca; 2) a gestaçäo causa problemas na boca; 3) depende, pode ou näo causar problemas. Sob aspecto odontológico, os motivos apontados por estas para a näo procura por atendimento odontológico durante a gestaçäo e seu conhecimento sobre a relaçäo das doenças bucais com a gravidez reforçam a reflexäo sobre a precária assistência à saúde bucal que este grupo encontra nos serviços oferecidos e a completa desinformaçäo da populaçäo, em geral, sobre a saúde bucal.

More related