Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivo:
Determinar a prevalência e a severidade da cárie e fluorose dentária em escolares de 12 e 15 anos de idade em Salvador-BA, em 2001, segundo distrito sanitário e tipo de estabelecimento de ensino de forma a identificar iniqüidades em saúde. Metodologia:
Desenvolveu-se um estudo transversal com uma amostra probabilística sorteada em múltiplo estágio, pré-estratificada pelos 12 distritos sanitários e tipo de escola calculada a partir dos dados disponíveis de cárie dentária para o município (1996). Foram examinados 1750 escolares aos 12 anos e 1563 escolares aos 15 anos de idade. Dados sobre acesso e cobertura dos serviços de saúde foram obtidos através de um questionário aplicados aos estudantes e às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. Resultados:
A amostra teve predominância da etnia parda e do sexo feminino. Quase metade dos escolares teve acesso ao dentista no último ano. Quase 40 por cento dos escolares de 12 anos e 27,7 por cento aos 15 anos relataram ter participado de programas coletivos com o uso do flúor nos últimos 2 anos. Os distritos com menor prevalência de cárie foram o de Pau da Lima, Cajazeiras e Subúrbio Ferroviário, e os de piores condiçöes, Itapoä e Liberdade. Identificou-se discrepâncias na distribuiçäo dos recursos físicos, humanos e práticas de saúde coletiva desenvolvidas nos distritos. Em relaçäo a fluorose, observou-se a predominância da forma "muito leve", em ambas idades e tipos de escolas. Conclusöes:
Em escolares é baixa a prevalência de cárie dentária no município, embora possam ser encontradas iniqüidades na distribuiçäo da doença em áreas geográficas distintas. Existe pouca sistematizaçäo institucional das práticas coletivas desenvolvidas em cada distrito, o que implicaria na redefiniçäo das prioridades assistenciais e organizaçäo de um sistema de informaçäo efetivo. Näo foram encontradas diferenças na prevalência e severidade da cárie dentária entre escolares das redes pública e privada. A fluorose dentária parece ainda näo se constituir um problema de saúde pública no município. Foram encontradas diferenças na prevalência desta alteraçäo entre os distritos sanitários, assim como maior ocorrência em escolares da rede privada, reforçando a necessidade de vigilância à saúde.