Perfil epidemiológico dos pacientes com tuberculose atendidos em um hospital geral universitário, 1999-2001

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemilogia to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Introduçäo:

A tuberculose ainda determina elevadas taxas de morbimortalidade no município de Säo Paulo. Doença de curso prolongado e com múltiplos parâmetros a serem acompanhados cria obstáculos à vigilância da tuberculose.

Objetivo:

Descrever e analisar os casos de tuberculose entre residentes no município de Säo Paulo, atendidos pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP), durante o período de 1999 e 2001.

Material e métodos:

Foi realizado um estudo descritivo.

Resultados:

Durante o período o Hospital notificou 1.308 casos, abrangendo 5,4 por cento dos casos novos identificados no município de Säo Paulo. Dos pacientes estudados 62,7 por cento eram do sexo masculino, as faixas etárias mais atingidas foram entre os homens a de 30-39 anos (17,9 por cento), e entre as mulheres a de 20-29 anos (10,2 por cento).

As formas clínicas mais freqüentes foram:

pulmonar (56,1 por cento), pleural (12,1 por cento) e disseminada (9,4 por cento). O serviço ambulatorial foi aquele que mais realizou diagnóstico de tuberculose (53,8 por cento). Dos pacientes internados que foram a óbito 54,9 por cento tinham co-infecçäo pelo hiv. A prevalência de M. tuberculosis multidroga-resistente foi de 2,2 por cento. O laboratório, como fonte de informaçäo, contribuiu com 32,1 por cento das notificaçöes, com o intervalo entre diagnóstico e notificaçäo de 0 a 7 dias. Entre os pacientes que foram seguidos até a cura ou óbito (37,1 por cento do total estudado) a letalidade foi 26,7 por cento.

Conclusöes:

A disponibilidade de informaçöes relevantes, para a vigilância da tuberculose por unidades assistenciais que se assemelham ao HC-FMUSP, aponta o interesse de discutirmos a adoçäo de um sistema de vigilância para tuberculose com base em unidades sentinelas.

More related