Estudo sobre o potencial imunigênico da dentina: contribuiçäo para a etiopatogenia da reabsorçäo dentária

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru to obtain the academic title of Doutor. Leader:

As reabsorçöes dentárias säo inflamatórias e/ou substitutivas e representam o fenômeno principal que impede o sucesso dos transplantes e reimplantes dentários. Sua ocorrência pode ser conseqüência de traumatismos, periapicopatias e movimentaçäo dentária induzida. Na odontogênese, a dentina fica sempre "escondida" do sistema imunológico e posteriormente protegida pelo esmalte, cemento e cementoblastos no lado externo e pela camada de odontoblastos internamente.

Duas proteínas näo colagênicas säo específicas da dentina:

a fosfoforina e a sialoproteína dentinária. Construiu-se a seguinte hipótese: a dentina, como antígeno seqüestrado, pode induzir fenômenos auto-imunes e participar da etiopatogenia das reabsorçöes dentárias. A partir de dentes humanos, obteve-se um extrato dentinário inoculado em coelhos para análise dos soros imunes. O extrato dentinário humano apresentou capacidade de induçäo à resposta imunológica e reagiu com anticorpos de coelho. Foram selecionados 12 pacientes com reabsorçäo radicular inflamatória apical ativa, 12 indivíduos saudáveis sem quaisquer evidências de reabsorçäo radicular e quatro pacientes com reabsorçäo radicular por substituiçäo. Através da metodologia Western blotting, verificou-se que a maioria das fraçöes do extrato dentinário humano foi reconhecida de forma semelhante por pacientes com reabsorçäo dentária e controles, mas seis delas foram reconhecidas de forma estatisticamente diferente, näo sendo reconhecidas como próprias pelo sistema imunológico. O extrato dentinário humano foi fracionado e os subprodutos coletados por intervalo de tempo com a utilizaçäo de HPLC. Resultados de ELISA demonstraram que os soros de pacientes com reabsorçäo dentária apresentaram quantidades maiores de IgG antiextrato dentinário humano e antifraçöes que indivíduos controles, sendo possível traçar um perfil sorológico próprio e possivelmente identificador do processo. IgM sérica antiextrato dentinário humano e antifraçöes dos pacientes com reabsorçäo inflamatória estavam em quantidades maiores ou iguais aos demais grupos estudados...

More related