Epidemiologia das leishmanioses no sul do Estado de Minas Gerais, Brasil: aspectos referentes à transmissäo vetorial (Diptera, Psychodidae, Phlebotominae)
Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
O conhecimento da fauna flebotomínica é um importância fundamental para a compreensäo da epidemiologia das Leishmanioses, pois, entre os fatores determinantes dessas zoonoses encontra-se a interaçäo deste grupo com seus agentes etiológicos, com o ambiente e com os reservatórios silvestres e domésticos. Com o objetivo de se identificar a fauna destes dípteros hematófagos no sul do Estado de Minas Gerais, selecionou-se quatro municípios (Caldas, Conceiçäo da Aparecida, Jacutinga e Machado) com incidência conhecida e posicionados em diferentes pontos em relaçäo à Serra da Mantiqueira. Nestes foram realizadas as pesquisas entomológicas, que objetivaram, dentre outros, determinar a presença das espécies, frente aos casos humanos das enfermidades, com exceçäo do município de Caldas, onde näo foi notificado nenhum caso de Leishmaniose, até a presente data. Outros objetivos foram relacionados ao estudo da ecologia das populaçöes flebotomínicas amostradas e tentativa de relacionar aspectos comportamentais da mesma com os fatores climáticos e áreas de ocorrência de leishmaniose tegumentar. A pesquisa foi realizada em 18 meses, com capturas mensais nos quatro municípios, em ambiente domiciliar e extradomiciliar com armadilhas automáticas luminosas tipo CDC e a armadilha de Shannon. Como resultado foi capturado um total de 1.949 flebotomíneos, distribuídos em vinte espécies. Além das pesquisas entomológicas foi realizada uma análise do Coeficiente de Incidência Acumulada de 128 municípios pertencentes aos Regionais de Saúde, componentes da regiäo Sul do Estado de Minas Gerais. Dentre as espécies capturadas destaca-se a presença, pela primeira vez na regiäo, da Lutzomyia longipalpis. Outro fato é o encontro em simpatria, das espécies Ny. Intermedia e Ny. Neivai. Os resultados das capturas em Caldas foram negativos, corroborando com a inexistência de casos de leishmanioses neste município. Possivelmente, a ausência de flebotomíneos em Caldas esteja relacionada ao solo vulcânico da área onde se insere o município, levando a interferências no desenvolvimento das formas imaturas. Por fim, este estudo possibilitou a caracterizaçäo da distribuiçäo das espécies e de vários outros aspectos ecológicos da fauna na regiäo, bem como de seus possíveis papéis como vetores no sul de Minas, frente aos Coeficientes de Incidência obtidos.