Saúde ocular na infância: conhecimentos, opiniöes e práticas de educadoras de creches da regiäo sul do município de Säo Paulo

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Propôs-se em relaçäo às educadoras de creches verificar conhecimento, opiniöes e práticas relacionadas à ocorrência, prevençäo e detecçäo de distúrbios oftálmicos de crianças usuárias de creche, com vistas ao planejamento de treinamentos para implementaçäo de açöes de promoçäo da saúde ocular. O tipo de estudo realizado foi transversal, do tipo "survey". O universo constituiu-se de 842 educadoras de creche.

Foram selecionadas como variáveis independentes:

características pessoais, profissionais e de preparo sobre saúde ocular. Utilizou-se questionário auto-aplicado como instrumento de medida, elaborado após estudo exploratório. As educadoras apresentaram em média 8,1 anos de tempo de trabalho nas creches. A maioria (88,0 por cento) näo recebeu orientaçäo/treinamento em saúde ocular, sendo que se consideraram despreparadas para identificaçäo de distúrbios oculares de crianças (48,6 por cento). Conjuntivites, terçóis e miopia, foram os distúrbios oculares mais conhecidos, sendo a ambliopia praticamente desconhecida. Quanto à aplicaçäo do teste de acuidade visual, 72,8 por cento declararam que ela deve ser feita por profissionais da saúde, porém, a maioria da educadoras manifestou-se favorável à necessidade de receber treinamento em saúde ocular, atribuindo-lhe grande importância (95,8 por cento). Houve concordância da necessidade do uso de tampäo ocular por criança na creche, quando indicado (88,4 por cento). Identificou-se também a presença de crenças populares no campo da saúde ocular. As educadoras de creche consideraram-se mal preparadas e declararam desconhecer os agravos mais freqüentes do sistema visual, em especial a ambliopia. É necessária a implementaçäo de programa para desenvolvimento de açöes no campo de saúde ocular e capacitaçäo das educadoras para desenvolvê-las.

More related