Prevalência e fatores de risco para colonização por enterococcus resistentes à vancomicina em pacientes submetidos à tratamento diálitico

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:

INTRODUÇÃO:

O aumento expressivo da prevalência de infecção por Enterococcus resistente à vancomicina (ERV) na Europa e Estados Unidos, tem contribuído significativamente para o aumento da morbidade e mortalidade em pacientes portadores de doenças crônicas e imunossuprimidos, porém os fatores de risco para colonização por este microorganismo não estão bem definidos. Alguns autores identificaram que o gen van A do ERV confere alto nível de resistência à vancomicina e pode ser transferido in vitro para uma variedade de gram positivos incluindo o S. aureus.A maioria destes pacientes são portadores do S.aureus e desenvolvem muitas infecções por este microorganismo.

OBJETIVOS:

- Avaliar a prevalência e os fatores de risco para colonização pelo ERV em pacientes em programa de diálise;- avaliar o modo de disseminação da resistência à vancomicina nas unidades avaliadas.

PACIENTES E MÉTODO:

após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, foi conduzido um estudo transversal controlado no Serviço de Nefrologia do Hospital São Paulo (UNIFESP-EPM) e Hospital do Rim e Hipertensão da Fundação Oswaldo Ramos (FOR) no período de junho de 2001 à março de 2003. Foram incluídos no estudo 320 pacientes em programa de diálise. Foi realizado um registro com dados de identificação, clínicos, laboratoriais e os relacionados ao tratamento dialítico Foram colhidas de duas a quatro amostras de fezes, uma vez por semana, por um período de um mês. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório Especial de Microbiologia Clínica (LEMC) da UNIFESP para isolamento, cultura, identificação e antibiograma, e concentração inibitória mínima (MIC) segundo as normas do NNCLS.. As amostras positivas para o ERV foram submetidas à tipagem molecular através da Ribotipagem Automatizada.

Análise estatística:

os pacientes foram classificados como colonizados pelo ERV ou não. A associação entre as variáveis categóricas e o ERV foram testadas pelo teste do qui-quadrado e exato de Fisher; para as variáveis contínuas foi utilizado os tetes t de Student ou Mann- Whithiney, conforme apropriado. Foi também realizada a análise multivariada através da regressão logística. Os testes foram bi-caudais e o nível de significãncia utilizado foi alfa=0,05.

RESULTADOS:

A prevalência do ERV nesta população foi de 14,4 por cento. Ocorreu associação estatisticamente significante entre o tipo de diálise (hemodiálise)à

More related