Heparina de baixo peso molecular versus heparina não fracionada, ambas de uso endovenoso, no tratamento do tromboembolismo venoso agudo
Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Contexto. Apesar da evidência de que a heparina de baixo peso molecular, administrada por via subcutânea é pelo menos tão efetiva e segura quanto a heparina não fracionada, resultando em um tratamento mais prático e curto, seu uso endovenoso, comparado ao da heparina não fracionada, poderia trazer novas evidências, vantajosas ou não, para a escolha dessa via de administração. Objetivo. Comparar a eficácia e a segurança de dois tipos de heparinas (baixo peso molecular e não fracionada) administradas endovenosamente no tratamento inicial do tromboembolismo venoso. Tipo de estudo. Revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados com metanálises. Local. Centro Cochrane do Brasil / Escola Paulista de Medicina. Estratégia de busca.