Heparina de baixo peso molecular versus heparina não fracionada, ambas de uso endovenoso, no tratamento do tromboembolismo venoso agudo

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Contexto. Apesar da evidência de que a heparina de baixo peso molecular, administrada por via subcutânea é pelo menos tão efetiva e segura quanto a heparina não fracionada, resultando em um tratamento mais prático e curto, seu uso endovenoso, comparado ao da heparina não fracionada, poderia trazer novas evidências, vantajosas ou não, para a escolha dessa via de administração. Objetivo. Comparar a eficácia e a segurança de dois tipos de heparinas (baixo peso molecular e não fracionada) administradas endovenosamente no tratamento inicial do tromboembolismo venoso. Tipo de estudo. Revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados com metanálises. Local. Centro Cochrane do Brasil / Escola Paulista de Medicina. Estratégia de busca.

As fontes de estudos utilizadas foram:

EMBASE, LILACS, MEDLINE, SCISEARCH, registro de ensaios Controlados da COLABORAÇÃO COCHRANE, registro de ensaios controlados do grupo de doenças vasculares periféricas da COLABORAÇÃO COCHRANE, lista de referências e comunicação pessoal. Critérios para seleção do estudos.

Estudos:

todos os ensaios clínicos randomizados e duplo-cegos nos quais ambos os tipos de heparinas (HNF e HBPM) foram utilizados na terapêutica clínica em questão.

Participantes:

pacientes com tromboembolismo venoso agudo.

Intervenções:

heparina de baixo peso molecular (HBPM) intravenosa, comparada a HNF intravenosa (grupo controle), usando-se randomização. Variáveis estudadas. Mortalidade total, incidência de embolia pulmonar sintomática, incidência de embolia pulmonar assintomática, recorrência de trombose venosa profunda, hemorragias maiores, hemorragias menores, melhora objetiva da TVP. Resultados. Foram obtidos oito ensaios clínicos (Bratt 1985a, Bratt 1985b, Lockner 1985, Lockner 1986a, Lockner 1986b, Albada 1989, Merli 1993 e Kirchmaier 1998), em seis artigos publicados, que envolveram um total de 511 participantes. Destes, 260 foram tratados com HNF e 251 receberam HBPM...

More related