Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Distúrbios da Comunicação Humana to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivo:
avaliar o desempenho de crianças com transtornos específicos da leitura e da escrita nos testes verbais e não-verbais de processamento auditivo, buscando possíveis associações. Métodos:
A avaliação audiológica básica foi realizada com caráter eliminatório, de modo a serem incluídos somente indivíduos portadores de curvas timpanométricas A, Reflexo Acústico contralateral e limiares de audibilidade normais. Para fins classificatórios, as crianças selecionadas foram submetidas a testes de linguagem constituídos da Prova de Consciência Fonológica, da Avaliação do Nível e Velocidade de Leitura, da Prova de Leitura em voz alta, da Prova de Ditado e da Avaliação da compreensão de narrativas através da noção lingüística de figura-fundo. Classificadas em G1(30 crianças sem transtornos específicos da leitura e da escrita) e G2(30 crianças com transtornos específicos da leitura e da escrita), elas foram avaliadas quanto ao processamento auditivo utilizando testes verbais (SSW nas condições Direita Competitiva, Esquerda Competitiva, total acertos, e Inversões, memória seqüencial verbal e Fala com ruído) e não-verbais (Dicótico não verbal nas condições atenção livre e atenção sustentada direita e a esquerda, memória seqüencial não verbal, localização, padrão de duração e padrão de freqüência). Resultados:
Encontrei desempenhos diferentes e estatisticamente significantes, entre as crianças com e sem transtornos específicos da leitura e da escrita em alguns testes de Processamento Auditivo (SSW, Fala com ruído, Dicótico não verbal nas condições atenção sustentada direita e a esquerda, padrão de duração e padrão de freqüência). O melhor desempenho de G1 em relação a G2 não foi confirmado nos testes de memória seqüencial verbal simples, de memória seqüencial não-verbal e de localização. Portanto, os comportamentos de boa compreensão de narrativas ouvidas, inabilidades de manipular os sons da fala, incompetência para escrita de palavras reais e inventadas, velocidade de leitura insatisfatória para o nível de escolaridade, pobre compreensão de narrativas, pior para leitura silenciosa se associam com as inabilidades auditivas de ordenação temporal complexa de sons verbais, fechamento, figura-fundo para sons verbais, figura-fundo para sons não verbais, escuta direcionada e identificação de padrão de sons...