Avaliação da memória e atenção na enxaqueca transformada

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Neurologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivos:

Avaliar o desempenho de pacientes brasileiros e americanos com enxaqueca transformada (ET), comparando com voluntários sem dores de cabeça através de uma bateria de memória e atenção e analisar a influência da ansiedade, depressão e distúrbios do sono. Correlacionar os resultados obtidos com as características da ET, como tempo de diagnóstico de enxaqueca, tempo de ET e uso excessivo de medicações para tratamento agudo da dor de cabeça. Comparar os dois grupos de ET, pesquisando a presença de um padrão cognitivo comum à condição estudada.

Métodos:

A avaliação neuropsicológica foi composta do teste de span de dígitos ordem direta (DSD) e indireta (DSI), teste de Blocos de Corsi na ordem direta (CORSI-D) e indireta (CORSI-I), Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), teste de reação visual simples e teste de atenção mantida. O Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e Depressão e Ansiedade de BECK (BECK-D e BECK-A) foram utilizados para detectar distúrbios afetivos.

Resultados:

Estudamos 15 pacientes brasileiros e 15 pacientes americanos com ET, comparando os resultados obtidos com 15 controles brasileiros e 15 controles americanos. Comparamos ainda os dois grupos de ET. Não observamos diferenças entre os pacientes e controles relacionados à idade, sexo e escolaridade. O grupo brasileiro de ET mostrou maiores escores de ansiedade, menor escore no MEEM, menor evocação imediata e tardia no teste de memória lógica e menor escore nos testes DSI e CORSI-D quando comparado ao seu grupo controle. O grupo americano de ET apresentou maiores escores no BAI e BDI e menores escores no CORSI-D e CORSI-I se comparado ao seu grupo controle. Comparando os dois grupos de ET observamos menor escore no DSI e teste de atenção mantida entre os brasileiros. Não observamos diferenças entre os grupos com e sem uso excessivo de medicação, bem como influencia dos escores afetivos no desempenho cognitivo.

Conclusões:

Os grupos de ET mostraram pior desempenho nos testes de memória e atenção quando comparados aos respectivos grupos controles. Memória verbal imediata e tardia, memória procedural, memória e atenção visual estavam prejudicadas no grupo de ET brasileiro. Memória e atenção visual estavam comprometidas no grupo ET americano. Os dois grupos apresentaram maior pontuação nos inventários afetivos que os respectivos grupos controles. Esse estudo confirma a presença de comprometimento cognitivo em pacientes com ET...

More related