A psicanálise e os transtornos por uso de substâncias psicoativas

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Psiquiatria to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Introdução:

os Transtornos por Uso de Substâncias Psicoativas (TUSP) são prevalentes no mundo inteiro. No Brasil, o trabalho mais recente demonstra que 27,3 por cento dos maiores de 18 anos, na amostra populacional estudada, preenchem critérios diagnósticos para essas condições. Seus impactos pessoais, familiares, sociais e econômicos são avaliados, com ênfase em dados nacionais, quando existentes. As dificuldades por demanda de tratamento, bem como as indicações e limitações desse, são examinadas, evidenciando-se a necessidade de incremento dos resultados terapêuticos. Nesta perspectiva, as contribuições das psicoterapias de orientação analítica e da psicanálise necessitam ser consideradas como alternativas.

Objetivo:

examinar as possibilidades e limitações da psicoterapia de orientação psicanalítica e da psicanálise no tratamento dos portadores de TUSP. Artigo 1 (publicado no History of Psychology, em agosto de 2003): em base à pesquisa bibliográfica feita à luz dos atuais conceitos de TUSP e de psicofarmacologia, se procede a uma revisão diagnóstica do caso de Anna O./ Bertha Pappenheim, demonstrando-se a possível existência de dependência de hidrato cloral e morfina, assim como de transtorno bipolar de humor, primário ou droga-induzido. O reexame deste caso, tratado por Breuer de 1880 a 1882, pretende ilustrar a dificuldade diagnóstica inerente ao processo psicanalítico. Artigo 2 (aceito para publicação no International Journal of Psychoanalysis): uma revisão dos principais postulados psicanalíticos, acerca dos TUSP, é justaposta aos achados dos estudos prospectivos pertinentes, procurando-se encontrar áreas de confluência. O comprometimento da função paterna, o funcionamento simbiótico e o narcisismo desses pacientes são destacados. Ilustra-se, através de material clínico, as principais implicações teóricas e técnicas desses achados.

Síntese:

para pacientes com TUSP, que estejam consistentemente abstêmios, psicoterapia de orientação psicanalítica, ou mesmo psicanálise, são indicações terapêuticas que podem ser consideradas. Nesses casos, uma atenção deve ser dada no tratamento da simbiose e do narcisismo, potenciados pelo freqüente comprometimento da função paterna...

More related