Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Pediatria to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivo:
Avaliar fatores de risco para doença aterosclerótica (obesidade, dislipidemias, dieta aterogênica, sedentarismo, antecedentes familiares de doença cardiovascular precoce e dislipidemias) em adolescentes. Métodos:
316 estudantes (177 do sexo masculino e 139 do sexo feminino), na faixa etária de 10 a 19anos e 11 meses, de um colégio particular da cidade de São Paulo foram classificados em subgrupos segundo o estágio de desenvolvimento puberal definido pelos critérios de Tanner. Realizou-se avaliação antropométrica e o estado nutricional foi considerado de acordo com o índice de massa corporal. O consumo alimentar foi obtido por meio do inquérito do Dia Alimentar Habitual. Foram coletadas amostras de sangue, após jejum de 12 horas, para dosagem do colesterol total e frações: HDL-C, LDL-C, VLDL-C e triglicérides. Atividade física e antecedentes familiares de doença cardiovascular precoce e dislipidemias foram investigados, utilizando-se interrogatório previamente padronizado. Testes usados na análise estatística:
análise de variância, teste t, teste do quiquadrado e modelos de regressão logística múltipla. Resultados:
5.7 por cento dos adolescentes apresentavam baixo peso, 69.3 por cento eutrofia, 16.1 por cento sobrepeso e 8.9 obesidade. No sexo feminino, as prevalências de sobrepeso (13 por cento) e obesidade (5.8 por cento) foram mais baixas do que as encontradas para sobrepeso (18.6 por cento) e obesidade (11.3 por cento) , no sexo masculino. Os maiores percentuais de sobrepeso e obesidade ocorreram no estágio puberal 2. Decréscimos de 8.62 mg/dl, 6.22 mg/dl, 2.22mg/dl, respectivamente, para o colesterol total, LDL-C,HDL-C foram verificados para cada estágio crescente do desenvolvimento puberal. O estágio puberal 2 mostrou valores mais elevados de VLDL-C e triglicérides. As meninas púberes apresentaram níveis significantemente mais altos de VLDL-C e triglicérides do que os meninos púberes. Os percentuais de valores alterados do perfil lipídico foram:
colesterol total:29 por cento; LDLC:25 por cento; HDL-C: 9 por cento ; VLDL-C: 13.3 por cento ; trìglicérides: 10 por cento. Para os triglicérides, o estágio 2 de Tanner aumentava 5.35 vezes a chance de alterações; sobrepeso e obesidade aumentavam 3.08 e 6.17 vezes, respectivamente; antecedentes de doença cardiovascular precoce aumentavam 2.21 vezes...