Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Ciências to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivos:
Investigar em atletas adolescentes do sexo masculino com prática esportiva regular e em nível de competição o estado nutricional relativo ao ferro e a ocorrência de hemólise exercício-induzida. Métodos:
Em 103 atletas (41 jogadores de futebol, 12 lutadores de caratê, 15 corredores de velocidade, 20 nadadores, 11 ciclistas), com idade média de 16,6 ± 1,8 anos e em 22 adolescentes com idade média de 17,4 ± 1,0 que não fazem atividade fisica (grupo controle) foram realizadas medidas antropométricas, calculada. a ingestão dietética a partir do Registro Alimentar de 4 dias e coletado sangue para determinação de hemoglobina (Hb), hematócrito (Ht), contagem de células vermelhas (Hm), Ferro sérico (FS), Ferritina (FT), Capacidade Total de Ligação de Ferro (CTLF), Haptoglobina (Hp) e Bílirrubmas (BIL). Resultados:
Todos os grupos apresentaram ingestão de energia e de macronutrientes abaixo das recomendações, com exceção dos velocistas em relação aos carboidratos. Em relação aos grupos controle, ciclismo e natação os grupos caratê, corrida de velocidade e futebol, tiveram menores valores de Hb, Ht, e os caratecas, jogadores de futebol e velocistas, menores valores de FS. Os valores médios de FT, Hp, Bil e CTLF em todos os grupos estavam dentro dos valores de referência. Conclusão:
Apesar do padrão dietético predominantemente hipocalórico, hipoglicídico, hiperprotéico e hiperlipídico, o índice de massa corporal é também predominantemente normal, independente da modalidade esportiva. Há ocorrência de hemólise mecânica exercício-induzida na prática. de esportes de impacto como corrida de velocidade, caratê e futebol, e portanto, o tipo de esporte praticado é importante na avaliação laboratorial de atletas em função das adaptações exercício-induzidas das células vermelhas e do metabolismo do ferro...