Aspectos da saúde bucal de caiçaras e indígenas da regiäo da Estaçäo Ecológica Juréia - Itatins, Iguape, Säo Paulo, 2003

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo. O presente trabalho é um estudo transversal epidemiológico da condiçäo de saúde bucal da populaçäo indígena e caiçara residente na regiäo da Estaçäo Ecológica Juréia-Itatins , localizada no Município de Iguape, no litoral sul do Estado de Säo Paulo. Pretendeu-se avaliar um dos muitos requisitos do conceito saúde, a saúde bucal, uma vez que, a saúde está relacionada a interaçäo em equilíbrio de vários fatores, entre eles o físico, psíquico e social. Para esta análise, mediu-se a condiçäo das estruturas dentais submetidas ou näo aos agravos, cárie dentária e doença periodontal, que decorrem direta ou indiretamente da condiçäo de higiene, dieta e quantidade e qualidade de assistência e serviços de saúde prestados à populaçäo. Método. Foi utilizada a metodologia preconizada pela Organizaçäo Mundial de Saúde para a realizaçäo de estudos epidemiológicos, associada a um breve questionário sobre condiçäo alimentar e de higiene. Ao todo foram examinados 212 moradores, entre eles: 163 crianças de 5 a 12 anos de idade, da Vila da Barra do Ribeira; 32 caiçaras da Vila Itinguçú e 17 índios da Aldeia Paraíso, em diversas idades. Resultados. Observou-se que ambas as populações estäo sob o risco de cárie e doença periodontal, em virtude da freqüência da alimentaçäo cariogênica, da precariedade da higiene bucal e da dificuldade de acesso à assistência prestada pelo serviço de saúde do Município. Conclusões. Com o intuito de incentivar a atençäo e atendimento à esta populaçäo, os resultados deste estudo serviräo de base para orientar o planejamento e a demanda dos serviços preventivos e curativos de saúde bucal prestados pelo Município.

More related