Desenvolvimento e validaçäo de equações para estimativa de massa magra e massa gorda em homens brasileiros com 50 anos e mais de idade

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e validar equações para estimar percentual de gordura e massa corporal magra em homens entre 50 e 85 anos de idade. Métodos. A populaçäo de estudo foi dividida em duas amostras aleatórias, sendo uma utilizada para o desenvolvimento das equações de regressões, e a outra para validá-las. Os modelos foram desenvolvidos através da análise de regressäo linear múltipla, tendo como variáveis dependentes o percentual de gordura (percentual G) e a massa corporal magra (MCM) fornecidas pela absorciometria de raio-X de dupla energia (DEXA) e, como variáveis independentes idade (I), massa corporal (MC), estatura (Est), índice de massa corporal (IMC), dobra cutânea tricipital (DCT), perímetro da cintura (Pcint), perímetro do quadril (PQ), razäo cintura / quadril (RCQ), e, percentual G, MCM, resistência e reatância fornecidas pela análise de impedância bioelétrica (BIA) (percentual G BIA, MCM BIA, Res e c respectivamente). A análise de validaçäo das equações foi feita através do coeficiente de correlaçäo de Pearson, teste t-Student pareado e através do erro padräo de estimativa (EPE). Resultados. A melhor equaçäo para estimar o percentual G teve, como variáveis independentes o PCint, percentual G BIA, DCT e I (r²aj=0,71; ricc=0,82; EPE=4,0 por cento). Nenhuma das equações forneceu estimativas precisas da MCM. Conclusäo. Verifica-se que para o percentual G foi possível estimar uma equaçäo preditiva, porém säo necessários outros estudos para definir uma equaçäo para a MCM.

More related