Estudos sobre domiciliaçäo espontânea em galinheiros experimentais por populaçäo silvestre de triatomíneos no município de Araraquara, Säo Paulo, no período de XI/1998 a III/2002

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivos:

Realizou-se estudos de dinâmica populacional de colônias de Panstrongylus megistus Burmeister, 1835 (Hemíptera: Reduviidae) espontaneamente estabelecida em Galinheiro Experimental (GE). Interpretou-se a correlaçäo entre os fatores climáticos e os dados populacionais observados.

Métodos:

Pesquisou-se populaçäo triatomínica espontaneamente instalada em GE localizado no Sítio Carandá, Araraquara-SP, Brasil no período de novembro de 1998 a março de 2002. Através de revisões sistemáticas, marcaçäo do dorso, soltura e recaptura; estudo da dinâmica populacional foi procedido pela análise das distribuições das freqüências de insetos de Kiritani - Nakasuji e pelo uso do índice de correlaçäo linear de Pearson aplicado aos dados climáticos e populacionais.

Resultados:

Obtece-se colonizaçäo espontânea do GE por Panstrongylus megistus. O tamanho da populaçäo variou de 19 a 208 indivíduos. Maior presença de ninfas nos períodos de inverno e veräo e de adultos durante a primavera e outono; as fêmeas permaneceram mais tempo no abrigo que os machos; estes estiveram em maior número na maior parte das revisões (razäo de sexo = 1,22). O ciclo de desenvolvimento completo da ninfa I - adulto foi 540 dias, a sobrevivência diaria para todos os estádios foi de 0,9975 e a sobrevivência total foi de 0,2573; näo houve correlaçäo significativa entre os dados populacionais e os fatores climáticos segundo índice de correlaçäo linear de Pearson (r = 0,1780 para temperatura e r = 0,1078 para pluviosidade).

Conclusões:

Os Ges constituem ferramenta bastante útil para estudos ecológicos de triatomíneos; as colônias desenvolvidas em ecótopos artificiais por P. megistus säo estáveis; disponibilizou-se dados relativos a estudos anteriores; säo necessários novos estudos para esclarecer melhor o comportamento de domiciliaçäo dessa espécie que é K-estrategistas conforme RABINOVICH, 1972.

More related