Cumprimento da legislaçäo brasileira para o controle de substâncias psicoativas em um hospital universitário de grande porte

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Realizou-se um estudo observacional, descritivo e retrospectivo a fim de se detectar alguns pontos na viabilidade do cumprimento da legislaçäo brasileira em vigor, Portaria 344/98. Para tanto, foi criado um banco de dados contendo informações a respeito da prescriçäo ambulatorial em 4.405 receitas emitidas em cinco dias seguidos, durante o mês de novembro de 2002, nos diferentes setores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Säo Paulo e dispensadas na Divisäo de Farmácia do mesmo hospital. Os dados coletados de cada receita, foram usados para verificar a conformidade dos procedimentos relativos a referida portaria.

Os resultados obtidos foram:

as prescrições dos medicamentos näo foram realizadas, na sua totalidade, de acordo com a denominaçäo comum brasileira (DCB), o que vai contra os dispositivos da portaria; a prescriçäo de morfina foi muito baixa (0,25 por cento), seguindo a tendência internacional; as prescrições de anorexígenos foram muito poucas (0,2 por cento do total); com relaçäo aos retinóicos, estes näo foram prescritos; limitações das quantidades de medicamentos para tratamento de doenças crônicas e preenchimento incompleto das receitas foi também observado; a farmácia do Hospital das Clínicas cumpre os dispositivos legais da Portaria 344/98 diante de baixas näo conformidades constatadas neste estudo e a dispensaçäo de medicamentos na farmácia hospitalar do HC parece diferir de uma farmácia comercial.

More related