Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Introduçäo:
O envelhecimento populacional está associado a maior prevalência de incapacidades, indicando o fortalecimento da capacidade funcional como principal medida para a promoçäo da saúde dos idosos. Os terapeutas ocupacionais têm adaptado modelos para avaliar a funcionalidade desta populaçäo. Com o propósito de produzir um instrumento de uso consensual e sistematizar a atuaçäo desse profissional com idosos, especialmente em unidades básicas de saúde, elaborei o Instrumento CICAc: Classificaçäo de Idosos à Capacidade para o Autocuidado, válido em seu conteúdo somente para a populaçäo estudada. Objetivos:
Estabelecer a validade de conteúdo e avaliar a confiabilidade do referido instrumento. Método:
O instrumento foi apreciado e ajustado por um júri de especialistas (n = 15) em três etapas, através da técnica Delphi, e a seguir aplicado duas vezes, com intervalo de 7 a 15 dias, a uma populaçäo de idosos (n = 30). Resultados:
Os itens obtiveram índices médios de aprovaçäo de 93,3 por cento para conteúdo e 86,7 por cento para enunciado. Sua estabilidade foi calculada através do coeficiente Kappa que demonstrou concordância de moderada à excelente. O instrumento apresentou consistência interna para as atividades básicas e instrumentais de vida diária com Alpha de Cronbach de 0,713 e 0,704 respectivamente. Essa análise limitou-se às áreas "perfil social" e "capacidade funcional" devido a características do instrumento. Conclusões:
O Instrumento CICAc permite, após o processo de validaçäo, classificar os idosos quanto à capacidade para autocuidado e se tornará útil ao terapeuta ocupacional e em estudos e pesquisas sobre envelhecimento se divulgado, aplicado e seus resultados compartilhados.