Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno-Infantil to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Introduçäo:
A utilizaçäo de informações antropométricas como indicadoras do estado nutricional se baseia na vulnerabilidade da populaçäo infantil aos agravos ambientais. A atual situaçäo de transiçäo nutricional, particularmente em crianças, aliada à heterogeneidade do modelo de desenvolvimento social brasileiro e a organizaçäo das políticas de saúde em base territorial (municipalizaçäo) reforçam a necessidade de avaliações nutricionais de crianças como instrumento acessório para o diagnóstico de populações de risco e planejamento de intervenções no âmbito da Saúde Pública. Objetivo:
Analisar o Estado Nutricional dos pré-escolares que freqüentam as EMEIS do Município de Mogi-Guaçu - SP. Método:
Foi realizada uma amostragem probabilística das crianças matriculadas em 09 EMEIS sorteadas dentre as 38 existentes na cidade. A amostra contou com a participaçäo de 347 crianças entre 3 e 7 anos de idade. As medidas de Peso, Estatura e Perímetro Braquial obtidas de cada criança complementadas com informações coletadas em questionário familiar foram armazenadas em um banco de dados EXCEL e analisadas segundo as funções estatísticas previstas para as distribuições normais ou categorizadas segundo intervalos quartilares. Os resultados foram controlados por sexo e idade por meio do uso de escores Z e apresentados em tabelas e gráficos específicos comparando-os com o referencial NCHS (1977). A análise foi ajustada para um nível de significância de 95 por cento (alfa=0,05) e um poder de teste (1-beta) de 80 por cento. Resultados:
Verificou-se um provável deslocamento da média dos índices antropométricos para à direita da curva normal no tocante ao escore Z dos indicadores Peso/Idade, Altura/Idade, Peso/Altura, IMC. O perímetro braquial mostra valores médio superiores aos esperados para a idade, e ambos os sexos. As variáveis renda familiar e escolaridade mostraram-se associadas entre si. Näo houve associaçäo entre outras variáveis socioeconômicas analisadas. Conclusäo:
1. A caracterizaçäo da situaçäo nutricional das crianças matriculadas nas Escolas Municipais de Educaçäo Infantil do Município de Mogi-Guaçú näo evidencia risco de desnutriçäo proteico-energética. Em contrapartida, observou-se a presença de sobrepeso e obesidade como principais problemas. 2. Como näo houve associaçäo entre as variáveis analisadas com os índices antropométricos pesquisados novas pesquisas deveräo levar em consideraçäo outros condicionantes ambientais e comportamentais.