Avaliação da acurácia do teste de esforço em relação ao eletrocardiograma ambulatorial de 24 horas (Holter) no diagnóstico de arritmias em pós-operatório de ventriculosseptoplastia em crianças
Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social to obtain the academic title of Mestre. Leader:
A maioria dos defeitos congênitos do coração são de resolução cirúrgica. Dentre as complicações mais comuns pós-operatórias, destacam-se as arritmias e o risco de morte súbita (MS). O Teste de Esforço (TE) e o eletrocardiograma de 24 horas (Holter) são os métodos usualmente utilizados para o diagnóstico. O objetivo é avaliar a acurácia do TE em relação ao padrão ouro - Holter - quanto ao diagnóstico de arritmias em pós-operatório (PO) de ventriculosseptoplastia em crianças. Realizou-se estudo da acurácia do TE em relação ao Holter. Os pacientes pediátricos submetidos a ventriculosseptoplastia ou correção total de Tetralogia de Fallot (TF) no Instituto Nacional de Cardiologia Laranjeiras (INCL), entre Jan de 1990 e Dez de 2000 foram submetidos a TE e Holter.