Estudo da quarta epidemia de dengue no município do Rio de Janeiro, 1990/1991: uma proposta de vigilância epidemiológica
Publication year: 1993
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Foram analisadas 1444 fichas de investigação de dengue, de pacientes com suspeita clínica de dengue hemorrágico, triados a partir de um protocolo pré-estabelecido durante a quarta epidemia de dengue no município o Rio de Janeiro, no período de novembro de 1990 a julho de 1991. Os casos foram divididos em três grupos de evolução segundo a gravidade da evolução clínica. Com o objetivo de identificar as variáveis mais diferenciadoras entre os grupos evolutivos e que pudessem ser utilizadas como critério de vigilância epidemiológica, foi realizado o procedimento de análise discriminante. Verificamos que a presença de hemorragias espontâneas, hepatomegalia, dor abdominal difusa e plaquetopenia associaram-se aos quadros mais graves, funcionando como sinais de alerta de uma possível evolução desfavorável. Discute-se a utilização de um método simplificado de classificação de pacientes com o objetivo de facilitar o atendimento e diagnosticar precocemente os casos potencialmente graves.