A utilização do retinol sérico para a avaliação da deficiência de vitamina A em tuberculosos: um estudo de teste dfiagnóstico
Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Os indicadores para o diagnóstico da deficiência de vitamina A (DVA) tem sido amplamente estudados. O uso do retinol sérico é sugerido como medida suficiente para o diagnóstico da DVA em nível populacional, contudo em nível individual e em situações de infecção sua utilização ainda é duvidosa. O objetivo deste estudo foi avaliar a acurácia da medida espectrofotométrica do retinol sérico em relação ao teste de Resposta Relativa a Dose (RDR) em tuberculosos. Foram estudados 33 casos incidentes de tuberculose pulmonar em uma unidade de saúde do município do Rio de Janeiro, captados de forma consecutiva, sendo a medida espectrofotométrica dos níveis de retinol sérico e o teste referência (RDR) realizados em toda população do estudo. Utilizou-se a técnica da curva ROC para avaliar a acurácia do teste em estudo e para identificação do ponto de corte ótimo. Também foram calculadas a sensibilidade e a especificidade além de outras medidas combinadas de acurácia. A identificação da zona de valores indeterminados foi realizada através da curva Roc de dois gráficos (TG-ROC). A estimativa da área sob a curva ROC foi de 0,87 (IC 95% 0,70 - 0,97), o ponto de corte que conferiu melhores sensibilidade (0,60; IC 95% 0,36 - 0,81) e especificidade (1,00; IC 95% 1,00-1,00) foi de 0,68mol/L, valor bem próximo ao proposto pela OMS. A zona de valores indeterminados limitou-se entre 0,76 e 1,36mol/L. O nível de retinol sérico se apresentou como um indicador de boa acurácia em relação ao RDR para tuberculosos.