Prática de atividade física de lazer e transtornos mentais comuns em funcionários de uma Universidade no Estado do Rio de Janeiro
Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social to obtain the academic title of Mestre. Leader:
O presente estudo teve como objetivo investigar a associação entre a Atividade Física de Lazer (AFL) e Transtornos Mentais Comuns (TMC) em funcionários técnico-administrativos de uma Universidade no Rio de Janeiro. Foi realizado um estudo transversal (tipo censo) com 3.740 indivíduos (55% mulheres, 45% homens), com idades entre 20 e 81 anos. A definição de casos dos Transtornos Mentais Comuns foi obtida através do GHQ-12, instrumento utilizado para rastreamento de Transtornos Mentais Comuns na população geral. A Atividade Física de Lazer foi obtida através da avaliação das atividades praticadas nas duas semanas anteriores ao preenchimento do questionário e categorizada de acordo com o tipo e intensidade. A prevalência dos Transtornos Mentais Comuns foi de 28,5% sendo diferente entre homens (21,6%) e mulheres (34,2%) nesta população. A prática de atividade física de lazer foi observada em 52,4% dos homens e em 40,8% das mulheres. O método de regressão logística multivariada foi utilizado na análise dos dados considerando AFL como variável independente e TMC como variável dependente.