A promoção da equidade na triagem de usuários da clínica ortodôntica da UFJF: elementos para uma política pública renovadora de saúde bucal
Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Procedendo-se uma análise histórica da saúde bucal no Brasil, é notória a paradoxal posição ortodontia e saúde bucal coletiva. Entretanto, devido à grande prevalência das más oclusões; à grande transformação epidemiológica por que passa a saúde bucal, com o forte declínio das cáries; e sob a referência dos princípios constitucionais de integralidade e eqüidade, tornou-se necessária a viabilização da incorporação dos procedimentos ortodônticos pelo setor público de saúde. Esta inclusão deve ocorrer ainda que obedecendo às limitações de cunho financeiro e ao recursos humanos cuja função é impor uma seleção prévia dos pacientes, fazendo com que somente os casos mais graves sejam tratados. Uma das sugestões neste sentido seria a utilização dos serviços prestados nas Universidades Públicas, que além de formar recursos humanos, podem abrir espaço para uma política social paralela. Eis aqui o exemplo da clínica de ortodontia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que por ser um pólo de referência regional em atenção à saúde bucal, pode participar das ações públicas de saúde bucal.