Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
A proposta deste estudo foi investigar diferentes aspectos de alguns materiais utilizados na confecção de restaurações metalocerâmicas:
liga de Au-Pt, liga de Co-Cr e ouro eletrodepositado. No teste de resistência de união, superfícies planas foram preparadas em dentina de 30 molares humanos, cilindros metálicos foram cimentados com dois cimentos resinosos (Variolink' II e Panavia F) e os corpos-de-prova (cps) foram submetidos ao ensaio mecânico de tração. Para os testes de microinfiltração e adaptação marginal, 60 pré-molares foram preparados para coroa total e os mesmos cimentos resinosos foram usados na cimentação das restaurações metalocerâmicas. Após a imersão em solução de azul de metileno a 0,5 por cento, os cps foram seccionados no centro da restauração, nos sentidos mésio-distal e vestíbulo-lingual, obtendo-se 4 pontos de referência em que foi determinado o grau de microinfiltração marginal. Posteriormente, o desajuste marginal foi mensurado nestes mesmos cps. Copings foram confeccionados para a avaliação da microdureza Vickers e das características microestruturais dos substratos metálicos, antes e após a simulação dos ciclos de queima da porcelana. Os resultados de todos os testes executados foram submetidos à análise de variância e o teste de Tukey (5 por cento) foi empregado para verificar diferenças significantes entre os grupos. Tanto no ensaio de resistência de união, como nos testes de microinfiltração e adaptação marginal, não houve diferença estatística entre os cimentos resinosos. A liga de Co-Cr apresentou maiores valores de resistência adesiva que a liga de Au-Pt e o ouro eletrodepositado. A média dos valores de microinfiltração foi baixa em todos os grupos avaliados, ou seja, inferior ou próxima ao escore 1. Nenhum dos sistemas de cimentação utilizados neste estudo foi capaz de evitar a microinfiltração marginal, pois, mesmo em pequeno grau, esta sempre esteve presente...