Contribuição ao estudo in vitro de materiais usados para selamento apical (comparação entre cianoacrilato, ionômero de vidro e cimento endodôntico à base de hidróxido de cálcio

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Este trabalho tem como proposta avaliar a eficiência do selamento apical de três materiais testados in vitro em dentes apicectomizados, com ou sem retroobturações. Setenta e dois incisivos centrais superiores e caninos superiores e inferiores extraídos tiveram seus canais radiculares preparados biomecanicamente e obturados com cones de guta-percha e Sealer 26 (R). Na seqüência os dentes foram homogeneizados em seu comprimento com um corte na junção cemento-esmalte. Foram realizadas apicectomias 3mm aquém da porção apical. Foram fixadas hastes metálicas nas aberturas cervicais dos condutos radiculares com guta-percha. As raízes dentárias foram então revestidas externamente com duas camadas de esmalte de unha, deixando a porção apical exposta.

Os dentes foram subdivididos aleatoriamente em 6 grupos de 12 dentes:

grupo 1: submetidos à cobertura com ionômero de vitro fotopolimerizável; grupo 2: submetidos à retroobturação e cobertura com ionômero de vidro fotopolimerizável; grupo 3: submetidos à cobertura com cianoacrilato; grupo 4: submetido à retroobturação e cobertura com cianoacrilato; grupo 5: submetidos à cobertura com cimento endodôntico; grupo 6: submetidos à retroobturação e cobertura com cimento endodôntico. Os materiais retroobturadores testados foram Vitremer (R), Super Bonder (R) e o Sealer 26 (R). Posteriormente, os dentes foram parcialmente imersos em solução neutra de azul de metileno a 0,2 por cento por 24 horas a 37ºC. Após lavadas e secas, as raízes foram seccionadas para avaliar se houve ou não a infiltração apical do corante. Os resultados mostraram que somente os dentes do Grupo 2 apresentaram nenhuma infiltração pelo corante utilizado, constituindo um resultado de significância estatística em comparação com os demais grupos. Os demais grupos apresentaram infiltração variada pelo corante, sem diferença estatisticamente significativa. A análise estatística foi realizada utilizando o teste não-paramétrico exato de Fisher com nível de significância de 5 por cento.

More related