Influência de diferentes tipos de tratamentos odontológicos sobre os níveis salivares de Streptococcus do grupo Mutans e Lactobacillus

Publication year: 1993
Theses and dissertations in Portugués presented to the Fundação de Ensino Superior de Pernambuco. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Estudo da influência de diferentes tipos de tratamentos odontológico, sobre os níveis de Lactobacillus e Streptococcus do grupo mutans, na saliva.

A pesquisa foi desenvolvida em três etapas:

epidemiológica, clínica e laboratorial. A amostra constou de 30 crianças, distribuidas em três grupos, G1, G2 e G3, nos quais testaram-se diferentes esquemas de tratamento da cárie. Na etapa epidemiológica, levantaram-se dados sobre prevalência de cárie, acúmulo de placa, capacidade tampão da saliva e fluxo salivar. Na etapa clínica foram executadas atividades, cujo esquema foi assim definido: no grupo 1 foram feitas restaurações com amálgama/resina, orientação para higiene bucal, escovação supervisionada e aplicação de flúor-fosfato-acidulado a 1,23 por cento. O esquema executado no grupo 2 diferiu do grupo 1, apenas quanto ao material restaurador. Neste caso foi usado o IRM. No grupo 3, não foram realizadas restaurações, mas tão somente atividades de prevenção. Na etapa laboratorial, foram realizados testes, onde coletou-se saliva em cinco ocasiões: Linha Base (LB), antes de qualquer tratamento, após o término destes (T zero) e após 30, 60 e 90 dias. Constataram-se altos níveis das bactérias estudadas. Em todos os grupos submetidos aos diferentes trataemntos, observou-se redução nos níveis bacterianos, imediatamente após os tratamentos, sendo que esta foi mais significativa entre os Estreptococcus. Dos tratamentos realizados, o grupo amálgama/resina apresentou melhor performance.

More related