Avaliação in vitro do efeito dos tratamentos de superfície da porcelana feldspática na resistência adesiva ao cimento resinoso

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Um estudo laboratorial foi realizado para avaliar a resistência adesiva por cisalhamento do cimento resinoso adesivo à porcelana feldspática com diferentes tratamentos de superfícies, cujas amostras foram quimicamente tratadas com um silano.

Foram avaliados:

o grupo controle (sem tratamento adicional); o condicionamento com ácido fluorídrico a 10 por cento, fluorfosfato acidulado a 1,23 por cento e ácido fosfórico a 37 por cento; asperização com ponta diamantada; microjateamento com partículas de Al²O³ de 50µm; microjateamento com partículas de Al²O³ ácido-modificadas (partículas de sílica - CoJet Sand); irradiação com laser de Érbio e associações de microjateamento com partículas Al²O³ + laser e microjateamento com partículas Al²O³ + condicionamento com HF. Após armazenagem a 37°C, por 24h, os valores de resistência adesiva foram medidos na máquina de ensaio universal, com velocidade de 0,5 mm/min. A análise de variância foi usada para comparar os dados. O condicionamento com HF, o microjateamento com partículas de Al²O³ de 50µm e o microjateamento com partículas de sílica especial foram os tratamentos de superfície mais efetivos, não havendo diferenças estatisticamente significantes entre eles. As duas associações e a asperização com ponta diamantada obtiveram médias de resistência adesiva significantemente mais baixas, mas comparáveis entre si. Finalmente, o grupo controle, a irradiação com laser e os condicionamentos com ácido fosfórico e fluorfosfato acidulado obtiveram os valores mais baixos de resistência adesiva.

More related