Dor nas costas e o trabqalho doméstico

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Paraná. Departamento de Saúde Comunitária. Departamento de Enfermagem. Curso de Especialização em Saúde do Trabalho to obtain the academic title of Especialista. Leader:

Um dos motivos mais frequêntes de procura médica por parte das trabalhadoras domésticas é a dorsalgia. Esta patologia promove queda importante da qualidade de vida e absenteísmo ao trabalho, sendo a classe doméstica bastante representativa quantitativamente no mercado de trabalho ao passo que não tem apoio, treinamento, nem esclarecimento em promoção de saúde. É uma categoria profissional pouco organizada e com pouco controle e normalização oficial sobre suas atividades. O estudo teve como objetivo principal estabelecer possível relação da dorsalgia com o trabalho doméstico propondo métodos de prevenção visando promover qualidade de vida.

Os meios utilizados para alcançar este objetivo foram:

levantamento bibliográfico relacionando dorsalgia e o trabalho doméstico, um levantamento estatístico sobre doenças e acidentes do trabalho relacionados com dorsalgia pelo INSS; observações e pesquisa realizada na região sul de Curitiba. Relacionou quais tarefas contribuem para dorsalgia nas trabalhadoras domésticas; identificou a relação entre as variáveis, sedentarismo,a tividades físicas, tempo de profissão, obesidade, parturidade, jornada de trabalho, tempo de pausa, acúmulo de empregos. Investigou qual o segmento da coluna é o mais afetado; identificou as causas para as principais localizações; comparou através da literatura a incidência em outras profissões com os achados do estudo

More related