Homens e aborto: narrativas sobre as experiências compartilhadas

Publication year: 2004
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Este estudo teve como objetivo compreender os significados atribuídos pelos homens que participaram da experiência de aborto com suas parceiras. O método usado pautou-se na análise da narrativa. Colaboraram com a pesquisa 17 homens que tinham compartilhado tais experiências. As narrativas foram analisadas de modo a identificar aspectos significativos das experiências individuais e as similaridades e diferenças existentes entre elas.

As categorias descritivas da experiência do aborto espontâneo foram:

vivenciando a notícia gravidez; identificando as possíveis causas do aborto; expressando sentimentos relativos à experiência do aborto; tomando atitudes em decorrência do aborto; e do aborto provocado foram: descrevendo os motivos que levaram à decisão de abortar; recursos usados para a prática do aborto; expressando sentimentos vivenciados no processo; ponderando sobre a experiência vivida. A experiência do aborto é envolta por questões amplas e complexas, as categorias formuladas e suas partes constituintes possibilitam o embasamento de uma assistência pautada no respeito à perspectiva daqueles que vivenciam a experiência. A assistência aos homens que compartilharam tal experiência com suas mulheres, demanda sensibilidade e envolvimento dos profissionais de saúde para tornar possível o acolhimento, as informações adequadas e o suporte emocional a eles e suas respectivas parceiras

More related