Efeito de medicações intracanal em remanescentes pulpares murinos e fibroblastos humanos cultivados. Estudo histopatológico e de citotoxicidade

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

A medicação intracanal em Endodontia visa o controle do processo inflamatório originado a partir do quadro patológico e agravado no decorrer da instrumentação. O corticosteróide associado a antibacterianos vem sendo amplamente empregado com esse propósito. O objetivo desse estudo foi comparar a reação biológica a esses medicamentos intracanal em ambos, remanescentes pulpares murinos e fibroblastos cultivados. Setenta e duas raízes de 18 ratos adultos da linhagem Wistar e uma linhagem celular de fibroblastos humanos foram usadas para análises histológicas e de citotoxicidade respectivamente.

Os grupos experimentais foram:

GI - NDP; GII - Otosporin®; GIII - Rifocort e GIV - Rinosoro®. Os medicamentos permaneceram no canal radicular por 3, 7 e 14 dias. Depois disso, os espécimes foram analisados histologicamente. A citotoxicidade foi analisada pelo método da exclusão de células coradas pelo azul de Trypan. A viabilidade celular foi analisada em 0, 6, 12 e 24 horas após o contato com as drogas. Os resultados na avaliação histológica evidenciaram a presença de necrose em diferentes extensões do remanescente pulpar de todos os espécimes. A maior parte espécimes com necrose total foi observada no grupo III. No tecido vital sempre apareceu algum elemento de inflamação aguda (hiperemia ou polimorfonucleares neutrófilos), bem como de crônica (células mononucleares). A viabilidade celular das culturas de todos os grupos foi menor que 67 por cento, mostrando um efeito citotóxico de todos os medicamentos testados. O grupo III apresentou as menores viabilidades celulares, no entanto, não houve diferença estatística entre as viabilidades dos grupos experimentais. Embora esse estudo tenha sido baseado em análise qualitativa pôde-se observar que o Rifocort mostrou ser mais agressivo para as polpas dentais in vivo e para os fibroblastos in vitro do que o NDP, o Otosporin® e o Rinosoro®.

More related