Fatores que influenciam as intenções de uso do preservativo entre adolescentes: uma aplicação da teoria da ação racional
Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências da Saúde to obtain the academic title of Mestre. Leader:
O presente estudo, exploratório-descritivo, de caráter quali-qualitativo, utilizou como embasamento teórico-metodológico a Teoria da Ação Racional - TAR, para analisar dois comportamentos - usar camisinha durante as relações sexuais (sexo masculino) e solicitar ao parceiro para usá-la (sexo feminino). O seu desenvolvimento ocorreu em duas etapas. Na primeira, foram propostos os seguintes objetivos: identificar crenças comportamentais e normativas relacionadas aos comportamentos citados; identificar as fontes de informação sobre a importância do uso da camisinha, e investigar o conhecimento dos adolescentes sobre as formas de contágio e prevenção ao HIV/AIDS. O objetivo definido para a segunda etapa foi analisar a influência dos componentes atitudinais e normativos sobre os comportamentos estudados. A coleta de dados foi realizada em uma instituição privada de ensino, localizada no município de João Pessoa, junto a adolescentes, da 7ª série do nível fundamental ao 3° ano do nível médio. Na primeira etapa, os dados foram coletados mediante a aplicação de dois questionários, junto a 42 adolescentes. Na segunda, participaram 231 sujeitos, junto aos quais foram aplicados dois novos instrumentos. Os resultados da primeira etapa evidenciaram que a maioria dos respondentes encontrava-se com 16 e 17 anos de idade e cursava o 2°, o 1° e o 3° anos do nível médio. Todos eram solteiros e as rendas mais citadas concentraram-se em R$ 4.000,00 e R$ 10.000,00. Em relação às vantagens de usar camisinha, foram emitidas 46 crenças, cujas principais categorias foram: prevenção da gravidez; de DSTs, e da AIDS. Para as desvantagens, os adolescentes citaram 29 crenças, sendo as principais categorias: incômodo; diminuição da sensibilidade, e dificuldades relacionadas à habilidade na colocação e conservação do preservativo. Quanto às vantagens de solicitar ao parceiro para usar camisinha, as adolescentes emitiram 58 crenças, agrupadas em: prevenção da gravidez, de DST's e da AIDS, e segurança. Em relação às desvantagens, as crenças foram agrupadas em: diminuição da sensibilidade e discriminação. Os(as) adolescentes citaram como referentes modais salientes os pais, os amigos e os irmãos.