Função renal de pacientes de Unidade de Terapia Intensiva: creatinina plasmática e proteína carreadora do retinol unrinário (RBPu)
Publication year: 2004
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:
A avaliação da disfunção renal pelos marcadores usuais não tem determinado impacto na redução da incidência da insuficiência renal aguda (IRA) nos pacientes de terapia intensiva. Este estudo avaliou 100 pacientes admitidos em uma unidade de terapia intensiva (UTI) quanto às características demográficas; a relação entre creatinina plasmática e proteína carreadora do retinol (RBPu) e as variáveis clínico-laboratoriais; e a sensibilidade e a especificidade da RBPu. A amostra caracterizou-se como geriátrica (63,4±15,6 anos), do sexo masculino (68 porcento), 47 porcento dos pacientes tiveram tratamento clínico e 53 porcento cirúrgico. A coleta de dados foi realizada no período de 13,9±8,3 horas após a admissão na UTI.