Tipos posturais: variações anatômicas e seus efeitos sobre a gravidez

Publication year: 2004
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento Materno Infantil to obtain the academic title of Mestre. Leader: Tanaka, Ana Cristina D'Andretta

A anatomia e as dimensões da pelve feminina têm impactos sobre a saúde materno-infantil. Pelo menos 70 por cento das gestantes apresentam lombalgia e quase nenhum tratamento é oferecido à gestante. Este trabalho pretende resgatar o uso do Losango de Michaelis, ampliado as suas funções, viabilizando a prevenção, o diagnóstico diferencial de lombalgia e dor sacrilíaca, a fim de nortear um programa terapêutico de intervenção adequado. Objetivo. Avaliar a capacidade pélvica de moldar-se mês a mês, a medida que o feto se desenvolve e construir um método que selecione gestantes que apresentem os maiores riscos de lesões. Métodos. Utilizou-se o Pelvímetro de Martin e as medidas das dimensões do Losango de Michaelis.

Foram realizadas em 39 gestantes 2 avaliações:

a primeira até o quarto mês de gestação, e a Segunda entre as 32º e 36º semanas gestacionais. Preencheu-se uma ficha contendo dados de identificação pessoal e exame geral. Quanto aos quadros álgicos localizados na região pélvica, as gestantes receberam um desenho para assinalar a dor. Resultadsos.

Foram encontradas 6 formas de losangos:

A, B, C, D, E, e F, sendo possível classificá-los em ordem crescente de apresentar lesões das estruturas pélvicas: C

More related