O feitiço de Exu: um estudo comparativo sobre parcerias e práticas homossexuais entre homens jovens candomblesistas

Publication year: 2004
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina social to obtain the academic title of Doutor. Leader: Parker, Richard Guy

A tese trata da questão das relações corpo-mente, suas abordagens possíveis dentro do novo paradigma emergente. A questão das relações corpo-mente e mesmo da possível continuidade corpo-mente emergiu a partir de repetidos achados clínicos na terapia analítica em consultório particular. O trabalho cita recortes clínicos nos quais fenômenos simbólicos fundamentais para o entendimento do processo terapêutico se manifestam nos limites da psiqué e do corpo. O autor defende a posição de que o antigo questionamento da continuidade psicofísica que intrigou Freud e Jung, esteve presente na alquimia Alexandrina, no pensamento de Jakob Boehme, Espinosa, entre os românticos, como Schelling, com sua Filosofia da Natureza. Há no trabalho uma preocupação com um resgate do passado histórico desta unidade psicofísica presente na alquimia e entre os filósofos do período romântico, que foi perdida com o iluminismo. Para oferecer uma base histórica e filosófica e buscar uma continuidade psicofísica, a idéia do corpo psicóide é desenvolvida não só dentro de um modelo teórico dado, o da psicologia analítica de C.G.Jung, mas também surge num tempo determinado, na época do paradigma da complexidade (Morin). A polaridade corpo-mente é uma das diversas oposições características do paradigma da modernidade, como natureza-cultura, consciente-inconsciente, sujeito-objeto, alma-corpo, espírito-matéria. Na opinião do autor, a polaridade mente-corpo é definida no capítulo 2 como inserida dentro de um choque paradigmático, ou a “dança dos paradigmas”, quando também são descritos os complexos psicossomáticos por C.G.Jung. Os métodos experimentais usados para a descoberta dos complexos inconscientes pertencem nitidamente ao paradigma newtoniano, mas abrem caminho para o novo paradigma.O autor deteve-se em descrever o modelo do arquétipo psicóide segundo C.G.Jung em detalhe, porque dele depende o entendimento do modelo do corpo psicóide. Também todo um capítulo da tese foi dedicado a explicar com recortes clínicos psicossomáticos o fenômeno da sincronicidade definida por C.G. Jung e pelo físico prêmio Nobel Wolfang Pauli. O autor considera fundamental para a sua abordagem da questão corpo-mente o fato que de que diversas patologias psicossomáticas não podem ser abordadas pela causalidade e sim pela sincronicidade
VIH

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