Em busca da atenção farmacêutica: um estudo sobre os fatores gratificantes e estressantes do trabalho das equipes de farmácia dos serviços municipais de DST/AIDS de São Paulo

Publication year: 2004
Theses and dissertations in Portugués presented to the São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Coordenação dos Institutos de Pesquisa. Programa de Pós-Graduação em Ciências to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Introdução:

O acesso a medicamentos essenciais com farmacoterapia racional é uma das prioridades da OMS. A Atenção Farmacêutica é a interação direta do farmacêutico com o usuário, respeitando as especialidades, reduzindo as desigualdades sociais, visando o acesso e o uso racional de medicamentos para obtenção de resultados mensuráveis e melhoria da qualidade de vida. A dispensação de ARV é um encontro de sujeitos - farmacêutico e usuário - com características próprias. Está direcionada às pessoas com necessidades específicas e exige conhecimento aprofundado e humanização nas atividades. Este estudo aborda os aspectos subjetivos inerentes à atividade do farmacêutico.

Objetivos:

Conhecer as percepções das equipes de farmácia que atuam na dispensação de medicamentos às pessoas vivendo com HIV e aids, tanto no que diz respeito às atividades do seu cotidiano como aos aspectos gratificantes e estressantes dessa atividade. Obter subsídios para propostas de organização de serviços de saúde e para educação continuada.

Método:

Estudo qualitativo - grupo focal e observação participante - com equipes de farmácia dos serviços municipais de DST/Aids de São Paulo. Participaram 29 profissionais - farmacêuticos, técnicos e auxiliares de farmácia - com experiência superior a 6 meses na dispensação de medicamentos ARV. As discussões dos grupos focais foram gravadas em fitas de áudio, transcritas e analisadas pela análise temática, tendo sido complementadas pelos dados obtidos na observação participante.

Resultados:

Os profissionais perceberam como gratificantes a recuperação das pessoas vivendo com HIV e aids, o êxito da profilaxia da transmissão materno-infantil do HIV, o fato de poder ajudar as pessoas, a possibilidade de aprender com os pacientes, o desafio profissional na dimensão técnica, o reconhecimento do seu trabalho pelos usuários e a construção do vínculo com eles. Como fatores estressantes, perceberam a falta de espaço para a garantia da privacidade do usuário, a falta de medicamentos, a falta de recursos humanos e materiais, os problemas de segurança, as receitas falsificadas e o fato de lidar com grupos específicos de usuários.

Conclusão:

O estudo aponta a necessidade de se criar espaços para reflexão sobre as práticas do profissional de farmácia; inserir esse profissional nas equipes multidisciplinares; humanizar os serviços; reorganizar o processo de trabalho...

More related